Apoio da OP à chapa 1 na eleição pra diretoria do Sindipetro-RJ

Posted on 01/05/2024

0



A Organização Popular (OP) apoia a chapa 1 na eleição pra diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ). Esse é um dos mais importantes sindicatos do país e a Petrobras é a maior e mais estratégica empresa do Brasil, que se torna ainda mais estratégica se considerarmos o conjunto do Sistema Petrobras. Seus rumos são, portanto, relevantes pros petroleiros, tanto próprios quanto terceirizados (e até mesmo quarteirizados e por aí vai) quanto, indiretamente, pro conjunto da classe trabalhadora.

A chapa 1 é a única com pessoas que atuam ao nosso lado no dia a dia, em diversas lutas, com ênfase em lutas em favelas e outras áreas da periferia. Lutas autônomas, é importante sublinhar. Que não estão cooptadas, a serviço de outras instituições. Lutas controladas pelos trabalhadores realmente. É a chapa que melhor coloca em prática a compreensão de que a luta contra a privatização do Sistema Petrobras e pra que ele seja do povo, pro povo e com o povo passa por um trabalho de base junto ao povão, a fim de que, junto com os petroleiros, possam lutar pra que esse sonho se torne realidade. 

É também a única chapa que, ao mesmo tempo em que tem nela quem foi, de longe, responsável pela reformulação do jurídico e do setor administrativo e financeiro da entidade, tornando-os ferramentas realmente a serviço (e com qualidade) da luta, sabe que um sindicato não deve se restringir a ser um mero escritório de advocacia e que estimula sempre a organização dos trabalhadores pra luta mais direta.

Essa é a chapa que defende realmente um sindicato independente em relação aos patrões, ao Estado, à hierarquia da empresa, aos governos (mesmo sabendo que há importantes diferenças entre eles). E que prioriza a unidade do chão de fábrica, do chão de escritório, do chão de campo… Que valoriza a pluralidade. Pra qual unidade não pode ser uniformidade. Que sabe que unidade não deve ser uma palavra oca, um disfarce pra negociatas de cúpulas.

A chapa 1 é a que tem demonstrado concretamente, no trabalho sindical no cotidiano, mais compromisso com os trabalhadores. Aquela que não largou a mão de nenhum setor da categoria petroleira.

A chapa 1 é aquela que tem o maior compromisso com a democratização do sindicato, tanto internamente quanto estimulando mais a fundo a organização pela base.

Por tudo isso e muito mais, apoiamos a chapa 1.