Princípios

Carta de Princípios da

Organização Popular (OP)

1 – A Organização Popular (OP) é uma articulação de indivíduos inseridos em diferentes movimentos sociais e de caráter anticapitalista. Consideramos o capitalismo um sistema econômico, político e social que não possibilita a liberdade humana. Portanto, o objetivo principal da OP é articular a luta contra a sociedade capitalista.

2 – Na luta por outra sociedade, defendemos outros valores e práticas, diferentes dos da lógica capitalista de competição e individualismo, valorizando posturas éticas de respeito ao coletivo e suas deliberações.

3 – A OP está fundamentada no apoio mútuo de seus membros a fim de garantir as lutas destes, levadas adiante nos sindicatos, movimentos populares, estudantis e demais movimentos sociais. Fortalecemos a solidariedade e o caráter classista de luta frente às dificuldades que a realidade impõe.

4 – Assim, concluímos a forma transversal da OP, que consiste em conectar os elos em uma corrente coesa e coerente de relações políticas entre seus membros, garantindo suas autonomias, pela identidade política comum que une seus indivíduos.

5 – Defendemos a autogestão, entendendo que a luta dos trabalhadores deve ser guiada por eles próprios e por seus interesses. Combatemos o autoritarismo de vanguardas auto-proclamadas e caciques políticos, para isso utilizamos e defendemos métodos horizontais, segundo os quais há igualdade na tomada de decisões, feitas nos espaços máximos de deliberação, que são as assembléias.

6 – A OP respeita e valoriza a autonomia de suas partes, organizando-se segundo o federalismo, na relação entre os núcleos que a compõem, ou seja, a autonomia das partes em relação e em acordo com o todo.

7 – Dada a identidade, métodos e práticas que nos unem, respeitamos a diferença e particularidades de crenças, escolhas e ideologias. A partir de uma perspectiva antiautoritária combatemos todo o aparelhamento e práticas de dominação.

8 – Assumimos enquanto coletivo a responsabilidade e o compromisso com o conjunto destes princípios e as tarefas determinadas nas assembléias.

Baixe a carta em PDF aqui.

Anúncios
One Response “Princípios” →

  1. Maurilio Rodrigues de Araujo

    09/03/2011

    ” Sempre acompanharei aqueles que tem grande confiança no Bem”
    Espero, sempre, que os valores resultante de meus trabalhos tenha sempre como sustentação os princípios desta Organização Popular.

    Liberdade, Auto-Gestão, Consciência, Atitude…

    Vida Longa e Salve OP

    Birimbau

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: