Sábado 30/09/23 às 16h, integrante da OP em debate sobre os 10 anos das Jornadas de Junho, no RJ

Posted on 28/09/2023

0



A tendência político social Organização Popular se fez presente nas manifestações que ficaram conhecidos como Jornadas de Junho, iniciadas em 2013, e que não se restringiram àquele mês e nem sequer àquele emblemático ano. A OP chegou a fazer seu balanço sobre os eventos da época, que não foram apenas protestos de rua, mas greves e outras formas de manifestação popular. Tal análise chegou a ser publicada na época no jornal anarquista português “A Batalha”.

Recentemente, o jornal marxista Consciência de Classes nº 26, publicado pelo grupo político Emancipação Socialista, fez uma edição especial fazendo um balanço dos 10 anos da Jornada de Junho, com vários artigos publicados, sob perspectivas diversas. Outras publicações e eventos têm abordado o assunto.

Contribuindo também com essas reflexões sobre o tema, estará sendo realizado um importante debate presencial, ao qual, dentro do possível, conclamamos a presença de gente da classe trabalhadora em geral.

CCOB DEBATES CONVIDA:

NESTE SÁBADO, 30/09, PONTUALMENTE ÀS 16h.

Passados dez anos das “Jornadas de Junho”, como ficaram conhecidos os protestos ocorridos em junho de 2013, o distanciamento nos permite fazer uma avaliação dos eventos e seus desdobramentos com mais equilíbrio e rigor. O Centro Cultural Otávio Brandão convidou quatro debatedores, refletindo posições diversas, para ser aprofundado esse necessário balanço sobre a última onda massiva e generalizada de protestos ocorridas em nosso país.

Com a presença dos seguintes debatedores convidados:

Antony Devalle, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, integrante do grupo petroleiro Inimigos do Rei, da tendência político-social Organização Popular (OP) e da ATB-RJ (Associação de Trabalhadoras/es de Base RJ).

Jaime Santiago, metalúrgico aposentado, ex-presidente da CUT-RJ.

Julio Vieira, bancário aposentado, diretor do Centro Cultural Otávio Brandão.

Marco Pestana, doutor em história pela Universidade Federal Fluminense, leciona no Departamento de Serviço Social da UFF.

No evento, o poeta Julinho Terra estará divulgando os seus poemas e vendendo seu mais recente livro “Frases capengas com cheiro de mexerica”. Será feita também uma homenagem ao professor Carlos Walter Porto Gonçalves, recentemente, falecido.

O CCOB fica na Rua Miguel Ângelo 120, esquina com rua Domingos de Magalhães, Maria da Graça, Rio, RJ, próximo da estação do metrô.