Rio de Janeiro (RJ) 26/04 e 27/04/19 evento importante para toda a classe trabalhadora

Posted on 21/04/2019

0



Autonomia e Organização: Diálogos com a Confederação Nacional do Trabalho (CNT) – Espanha, afiliada da Confederação Internacional do Trabalho (CIT).

Local: SINDIPETRO-RJ, Avenida Passos, 34, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Realização: Núcleo pró-ATB Rio, Organização Popular (OP) – Rede Autônoma de Luta Pela Educação (RALE) e Grupo Autônomo SINDSCOPE.

Apoio: Movimento das Comunidades Populares (MCP), Centro de Mídia Independente (CMI-Rio), Movimento Passe Livre (MPL-Niterói), Biblioteca Engenho do Mato (BEM), Quilombo Cafundá-Astrogilda, TransFormiga, Us Neguin Q Ñ C Kala, Caboata Bazar, Candeias Artesanato e Coletivo Roça.

Contato: organizacaopopular@riseup.net, atb-geral@riseup.net

26/04: Sexta Feira

18:30h Abertura

Pascual Gonzalez: Diálogos com convidado da CNT afiliada da CIT – CNT-Villaverde.

Raquel Simas e Katia Motta: Sindicalismo e Gênero – Grupo Autônomo SINDSCOPE.

André Leonardo: Movimento Popular e Favela – OP e TransFormiga.

João Neto: Mediação Núcleo pró-ATB Rio.

27/04: Sábado

8:30h Mesa

Igor e Anthony Devalle: Sindicato e Movimentos Populares – OP.

Júlio Doria: Sindicalismo e Raça – OP e RALE.

Rubens Pinho: O Horizonte Sindical – RALE.

Guilherme Santana: Mediação – RALE.

12hs ÀS 13hs: INTERVALO PARA ALMOÇO

13:00h Mesa

Timo Bartholl: Território de Resistência – Coletivo Roça.

Inessa Lopes e Liza Kiara: Economia Popular e Coletiva – Movimento das Comunidades Populares, Caboata Bazar e Candeias Artesanato.

Katia Motta: Mediação – Grupo Autônomo SINDSCOPE.

16:30 h Encerramento

Show (Us Neguin Q Ñ C Kala), apresentações, cervejas artesanais.

Camaradas de São Paulo também realizaram evento de mesmo teor em 19 e 20 de abril. Salvador também realizará nos dias 03 e 04/05/19, em local a confirmar. Assim, de forma federada e horizontal, vão aos poucos sendo construidas formas de luta autônoma e participativa de maneira mais ampla. Abaixo uma carta esclarecedora a respeito.

CARTA CONVITE PARA TRABALHADORAS E TRABALHADORES NO BRASIL

Curso Movimento Sindical e Movimento Social de Base

 

O anarcosindicalismo e sindicalismo revolucionário no Brasil construiu a organização sindical autônoma e de base das trabalhadoras e trabalhadores nos últimos anos do século dezenove. Através dela conquistou direitos como as 8 horas diárias de trabalho e proibição do trabalho infantil. Sua trajetória conta com momentos de perseguição, prisão, assassinatos pelo Estado Brasileiro, pelo patronato capitalista e organizações reformistas de partidos de esquerda.

Com interrupções e suspensões de seus trabalhos, as vezes desaparecimento de suas organizações, o anarcosindicalismo e sindicalismo revolucionário seguiu e seguem vivos nas bases de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil. Não conta com sindicalistas profissionais. Os próprios trabalhadores em seus diversos ramos de trabalho resistem e lutam por melhores condições de vida e um novo mundo.

Após dois anos de trabalho de vários indivíduos, organizações, grupos e núcleos de trabalhadores no Brasil, nós trabalhadoras e trabalhadores informamos com alegria a realização do curso: movimentos sindicais e movimentos social de base uma inciativa anarcosindicalista e sindicalista revolucionário em solidariedade e convergência fraterna com os movimentos sociais de base.

Os cursos são a concretização dos interesses e necessidades que somou esforços para este passo firme da iniciativa Pró-ATB ao mesmo tempo da recém fundada Confederação Internacional do Trabalho- CIT, na cidade de Parma-Itália em 2018. Organização que a ATB é hoje solidaria e se coloca em diálogo fraterno.

Por princípio e método trabalhamos construindo uma organização de base de trabalhadoras e trabalhadores que seja fruto do encontro, da reflexão e da troca de experiências das bases livremente associadas e federadas, promovendo a horizontalidade interna e ação direta sindical e social afirmando a liberdade de organização concretizando um sindicalismo autônomo ao Estado, aos Patrões e aos Partidos políticos, sejam de esquerda ou de direita.

Objetivos do curso: 1.Contribuir para formação básica nos movimentos sindical e movimentos social. 2.Oferecer um momento e espaço de encontro, troca de conhecimentos e fortalecimento dos laços pessoais e organizacionais numa cultura trabalhadora libertária criativa e transformadora. 3.Acolher trabalhadoras e trabalhadores somando experiências e concretizando a ATB como ferramenta para nossa autodefesa, nossas resistências e nossas lutas avançando na conquista da igualdade econômica, da justiça social e da libertação coletiva da exploração capitalista.

Convidamos todas trabalhadoras e trabalhadores a participar dos cursos que se realizarão em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e dessa forma nos conhecermos, organizarmos e seguirmos mais forte nas resistências e lutas para dias melhores e um mundo novo.

Pela fraternidade e união internacional das trabalhadoras e trabalhadores explorados e oprimidos.

Viva o sindicalismo de base, autônomo e livre!!!

Os eventos ocorrerão em três cidades no Brasil, veja o CALENDÁRIO de cada cidade pelos LINKs ABAIXO:

Sao Paulo: 19 e 20 de abril

Rio de Janeiro: 26 e 27 de abril

Salvador: 03 e 04 de maio

Sindicato convidado:
CNT – Villaverde – Comarca Sur – Espanha

Apoiadores:
Coletivo Aurora Negra-SP, Liga Anarquista-RJ, CCS–Vila Dalva-SP, Iniciativa Federalista Anarquista-Brasil afiliada a Internacional de Federações Anarquistas. Movimento das Comunidades Populares-MCP-, Centro de Mídia Independente-CMI-RJ, Movimento Passe Livre-MPL-Niterói, Biblioteca Engenho do Mato-BEM, Quilombo Cafundá-Astrogilda-RJ, TransFormiga-RJ, Us Neguin Q Ñ C Kala-RJ, Camboata Bazar-RJ, Candeias Artesanato e Coletivo Roça-RJ.

Organizadores Realizadores:
Grupo Autônomo do SINDSCOPE-Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II–Rio de Janeiro
OP-Organização Popular- Rio de Janeiro
RALE-Rede Autônoma de Luta pela Educação– Rio de Janeiro
Núcleo Pró- ATB- Associação de Trabalhadores pela Base- Rio de Janeiro
Núcleo Pró-ATB-Associação de Trabalhadores pela Base- Porto Alegre
Núcleo Pró-ATB-Associação de Trabalhadores pela Base-Salvador
Núcleo Pró-ATB-Associação de Trabalhadores pela Base-São Paulo

Contatos:
SP – revoltaap@gmail.com
RJ – organizacaopopular@riseup.net
BA – baependi@riseup.net
RS – atb-rs@protonmail.com
BR – atb-geral@riseup.net

Posted in: Uncategorized