Bate-papo sobre Esperanto na Ocupação do IEPIC

Posted on 30/04/2016

0



No sábado 30/04/16 à tarde, um companheiro da tendência político-social Organização Popular (OP) proferiu uma palestra sobre o tema “Esperanto: a língua internacional” no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho.

esperantaj flagoj

O IEPIC está ocupado por suas alunas e alunos em apoio à greve de profissionais da educação estadual e também por interessantíssimas pautas estudantis (gerais e específicas do colégio).
Em visita anterior ao instituto, o compa ouviu da estudantada que, assim que foi ocupado o colégio, foi encontrada uma enorme quantidade de carne podre estocada. Contaram que a comida da merenda é de baixa qualidade e quase nunca suficiente para todo o pessoal, sendo comum gente mais velha deixar de almoçar para deixar alimento a quem seja das séries mais baixas.
O alunado relatou ainda que não reivindica simplesmente a eleição direta para diretoria do colégio, pede – isso sim – a gestão autônoma. Por esta designação, entendem uma gestão democrática através de conselhos de discentes, docentes e demais profissionais da educação, assim como mães e pais. Seria algo semelhante à organização por comissões que as(os) ocupantes já estão adotando neste momento para gerir à atual ocupação estudantil do IEPIC.
No momento da palestra deste sábado 30, foram doados produtos que o alunado reivindicou (angariados a partir duma campanha feita junto aos trabalhadores do Tribunal de Justiça, alavancada pelo Movimento de Oposição Serventuária e pelo Fórum de Base de trabalhadores do Tribunal de Justiça, sendo que a direção pelega do Sindjustiça nada fez).
Durante o debate sobre Esperanto, foram expostos exemplares das revistas Kontakto e Sennaciulo (ambas escritas há muitos anos no idioma internacional). Na ocasião foram entregues panfletos acerca do assunto, o qual gerou interesse às/aos adolescentes (mesmo a quem nunca tinha ouvido falar no tema).
SennaciuloMajo2006
Kontakto
O Instituto de Educação Ismael Coutinho fica na Travessa Manoel Continentino, 32, São Domingos, Niterói, RJ. A ocupação criou comunidade em rede social da internete, com o nome de Ocupa IEPIC (https://www.facebook.com/ocupaiepic/).
TODO APOIO ÀS ESCOLAS OCUPADAS! TODO APOIO À OCUPAÇÃO DO IEPIC!
Anúncios