OP protesta em frente à casa do governador do Rio

Posted on 19/07/2013

0



A Organização Popular esteve no dia 17 de julho de 2013, no bairro do Leblon (Rio de Janeiro, RJ), no ato contra o governador do estado Sérgio Cabral. A concentração de manifestantes contou, nas primeiras horas, com a participação de umas mil e quinhentas pessoas: número que cresceu após as 22 horas. Os presente gritaram palavras de ordem contra a política de privatização do estádio do Maracanã, remoções e genocídio nas favelas e truculência policial. Não demorou para que o batalhão da PM, contrariando como de hábito as declarações das “autoridades de segurança”, iniciasse a repressão aos manifestantes que, segundo depoimentos, se estendeu pela madrugada.

Imagem

Alguns manifestantes resistiram com pedras e morteiros, levantaram barricadas e as incendiaram, além de destruir a fachada de algumas propriedades corporativas, como um banco Itaú e um prédio da Rede Globo na Gávea. Houve também um saque à loja de roupas Toulon com o intuito de redistribuir as roupas entre as pessoas em situação de rua.

Estiveram presentes, além da OP, a Frente Internacionalista dos Sem-Teto, o SINDSCOPE, trabalhadores da CEDAE, servidores da educação da base do SEPE, alguns inclusive de Angra do Reis, militantes das favelas da Maré e Rocinha e ainda alguns partidos e grupos libertários.

Imagem

O ato foi aprovado na plenária do Fórum de Lutas Contra o Aumento das Passagens no IFCS/UFRJ na noite do dia anterior – fórum esse que a OP tem ajudado a construir desde o início, junto com as outras forças de esquerda, agindo sempre de acordo com as deliberações coletivas.

Firmes na Luta! Com Ação Direta, pelo Poder Popular!!!

Anúncios
Posted in: atos, notas, notícias, relatos