OP participa de protesto na Maré

Posted on 13/07/2013

0


A Organização Popular esteve presente no ato de solidariedade aos moradores da Maré (Rio de Janeiro, RJ) realizado na terça-feira 2 de julho. O ato contou com uma caminhada da passarela 8 até a passarela 9 e foi preparado com a mobilização popular dos dias anteriores. A solidariedade dos estudantes e outros movimentos populares reforçou a atividade que reuniu cerca de três mil pessoas numa das pistas da Avenida Brasil. Apesar disso, o ato também ficou marcado pela interferência das ONG’s (Organizações Não-governamentais, que na prática são atreladas ao governo política e financeiramente) na luta popular. Instituições locais, que se, em seu início, apoiaram a organização da atividade, tiveram uma atitude lamentável, monopolizando as falas, filtrando as críticas políticas mais contundentes ou simplesmente proibindo moradores/as e organizações de esquerda de intervirem no carro de som. A favela precisa falar sem intermediários! É preciso construir movimentos populares fortes e atuantes nas favelas, chega de ONGuismo oportunista (vide o excelente filme “Quanto vale ou é por quilo”)! Neste sentido o ato serviu para politizar mais a questão do papel das ONGs e da falsa representatividade.

As ONGs são entidades privadas, altamente hierárquicas e antidemocráticas. Elas não representam a ninguém, se não a seu próprio interesse (ou seja, o de seus diretores)! Neste sentido, no próprio ato, o tom da rua, os batuques da bateria, as palavras de ordem, ecoaram mais alto do que o som do carro de som: Fora Globo! Fora Cabral! Polícia, Para Quem Precisa…!

A Organização Popular repudia a violência cotidiana da polícia militar contra os mais pobres e a política de extermínio de Cabral, apoiada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Prosseguiremos no trabalho de base para fazer com que saúde, educação, moradia e outros direitos sejam conquistados e usufruídos pelos/as trabalhadores/as!

Estado que mata nunca mais! Pelo fim da polícia militar!

Anúncios
Posted in: atos, favela