Relato e breve reflexão sobre o ato de apoio a Aldeia Maracanã e Fora Cabral

Posted on 31/03/2013

1



A Organização Popular esteve presente, no dia 27 de março, em um ato de apoio aos índios e índias despejados criminosamente da Aldeia Maracanã, no ultimo dia 22. Além da clara atitude favorável aos indígenas os manifestantes gritaram palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e a presidenta Dilma.  

Depois de permanecerem por algumas horas no Largo do Machado os presentes se  dirigiram em passeata ao Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado. Lá  estavam militantes de partidos políticos, a CSP-Conlutas, o ANDES-SN, o SINDSCOPE e ativistas dos movimentos sociais sem-teto (FIST),  desempregados (MTD-PELA BASE), Organização Popular e outras entidades de direitos humanos.

Cabe ressaltar que assembleia de apoio a Aldeia Maracanã realizada no SEPE e que decidiu pelo ato (sábado anterior) foi esvaziada pela ação de dois partidos políticos presentes que chegaram em bloco e tiraram o protagonismo dos índios, formando um comando de ato que reunia apenas sindicalistas e estudantes (dos referidos partidos).  Como tendência libertária repudiamos quaisquer ações de vanguarda que tirem dos principais interessados a real tomada de decisões ou transformem assembleias em espaços para se impor por meio da posição em bloco uma ação descolada da base.  É melhor dar um passo com o povo, do que mil a frente deste.

Anúncios